Site do Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis. Clique aqui


A Reciclagem integradora dos aspectos ambientais, sociais e econômicos

Livro de Pólita Gonçalves.

clique aqui. 

Bookmarks

Favorite o site lixo.com.br em seu marcador online preferido:

Add to: Mr. Wong Add to: Webnews Add to: Icio Add to: Oneview Add to: Kledy.de Social Bookmarking Add to:  FAV!T Social Bookmarking Add to: Favoriten.de Add to: Seekxl Add to: Social Bookmark Portal Add to: BoniTrust Add to: Power-Oldie Add to: Bookmarks.cc Add to: Newskick Add to: Newsider Add to: Linksilo Add to: Readster Add to: Yigg Add to: Linkarena Add to: Digg Add to: Del.icoi.us Add to: Reddit Add to: Jumptags Add to: Upchuckr Add to: Simpy Add to: StumbleUpon Add to: Slashdot Add to: Netscape Add to: Furl Add to: Yahoo Add to: Blogmarks Add to: Diigo Add to: Technorati Add to: Newsvine Add to: Blinkbits Add to: Ma.Gnolia Add to: Smarking Add to: Netvouz Add to: Folkd Add to: Spurl Add to: Google Add to: Blinklist Information

Visitantes online

Temos 5 visitantes on-line
Agenda Ambiental Doméstica PDF Imprimir E-mail

 pequenas mudanças

fazem grandes diferenças

Uma boa maneira de retratar a nossa sociedade é através da observação dos nossos hábitos de consumo, e da  forma como vivemos para consumir e somos consumidos pelo consumo. Desde o modo como os produtos são produzidos e o seu custo social e ambiental, passando pelos programas de comunicação dos produtos (propaganda) e supostamente terminando nas conseqüências pós-consumo: impactos ambientais e sociais de uma escolha na gôndola do supermercado.

Nossos padrões de produção e de consumo estão cada vez mais insustentáveis e, a tomar pelo nosso atual consumo dos recursos naturais, as condições de vida das futuras gerações não estão asseguradas hoje. Muito pelo contrário: estão praticamente condenadas. Afinal, de acordo com o conceito de pegada ecológica , para que todo o planeta tivesse um padrão de consumo igual ao dos EUA por exemplo, seria necessário mais 2,5 planetas iguais á Terra. Daí toda esta preocupação sobre a  conservação ambiental e a importância de uma mudança de hábitos de consumo e do modelo de produção vigente.


para que todo o planeta tivesse um padrão de consumo igual ao

dos EUA, seria necessário mais 2,5 planetas iguais à Terra

 

O conceito de sustentabilidade busca um modelo e de desenvolvimento que garanta para as futuras gerações um planeta Terra em condições pelo menos tão boas quanto o que temos hoje. E por mais que pareça impossível realizar mudanças no local, ou seja, pensar globalmente e agir localmente, é possível realizar estas mudanças tão necessárias a partir da ação local e das escolhas individuais.

Por isso é tão importante a formação de um consumidor mais crítico que possa fazer escolhas mais responsáveis e, através de sua capacidade de escolha, definir o mercado, moldar as premissas dos fabricantes que tem necessidade de atender a este público mais exigente e formador de opinião.


Agenda Ambiental Doméstica (ou Kitchen Table agenda)

 

As idéias e mudanças que mudam o mundo partem da nossa mesa da cozinha. É dali que surgem as decisões de economia, sustentabilidade,  consumo consciente e suas conseqüências ambientais e sociais. Ao fazermos a lista de compras ou planejar as refeições do fim de semana, podemos mudar praticas e difundir a proposta da responsabilidade individual dentro das premissas do desenvolvimento sustentável.


Aa economia doméstica e o consumo consciente são critérios poderosos capazes de levantar ou derrubar empresas gigantescas. O papel das pequenas mudanças e a discutição da responsabilidade dos consumidores no desenvolvimento sustentável está tomando vulto

A economia dos recursos naturais, o direito (e deveres) do consumidor, os critérios pelos quais um produto pode ser analisado, o ciclo de vida dos materiais, a reciclabilidade dos materiais, os impactos ambientais e sociais, os recursos esgotáveis e as novas tecnologias a partir de recursos inesgotáveis e, principalmente, a mudança de hábitos são decisivos nas mudanças necessárias para a sustentabilidade.

A Agenda Ambiental Doméstica é um caminho para a reflexão sobre o consumo e a difusão da responsabilidade individual e do consumo consciente .